18 outubro 2016

Grupamento de Mergulhadores de Combate - GRUMEC



''Ficaremos marcados na história, por nossas ações.''

Estamos acostumados a ouvir falar das forças especiais de países como os NAVY-SEALS (EUA) da Spetsnaz (Rússia), GSG9 (Alemanha), SAS (Inglaterra) etc... Mas o que muita gente não sabe, é que o Brasil tem forças especiais de altíssimo padrão, e são várias: COMANDOS do Exército, COMANF nos Fuzileiros Navais, PARA-SAR na Força Aérea e GRUMEC na Marinha, COT e o GPI na PF, o BEPE da Força Nacional e os CORE's, os BOPE's, GATE's, COE's, ROTAM's e outros das policias estaduais do Brasil. 

No entanto, hoje vou falar da que é considerada a tropa com o curso mais completo e mais difícil do Brasil, inspirada nos SEALS. O Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil, vulgo GRUMEC.

O GRUMEC é subordinado à Força de Submarino e sua base fica na sede da Esquadra Brasileira, na ilha de Mocanguê, Niterói/RJ. É uma unidade militar de mergulhadores de combate treinados para operações especiais. Seu objetivo é se infiltrar, desapercebidamente, em áreas litorâneas e ribeirinhas, e executar tarefas como reconhecimento, sabotagem e destruição de alvos de valor estratégico.

O GERR - MEC, Grupo Especial de Retomada e Resgate - Mergulhadores de Combate, é o grupo de militares do GRUMEC responsáveis pela retomada de navios, instalações no mar e plataformas de petróleo, bem como o resgate de reféns que venham a ser tomados/dominados por terroristas ou outros criminosos no mar. Para fazer parte desse grupo é necessário ser MeC há pelo menos dois anos.

O Curso de formação visa preparar os integrantes para lidar com técnicas e táticas para guerra não-convencional e conflito de baixa intensidade, capacitando-os para os diversos tipos de operações especiais. É o curso operacional mais longo das Forças Armadas Brasileiras, e conhecido por ser um dos mais rigorosos. Para se ter uma noção, de cada 20 inscritos, em média 6 conseguem concluí-lo. E pasmem, houveram edições em que NENHUM CANDIDATO SE FORMOU.

O GruMec, é considerado uma das melhores forças especiais do mundo. Ele está em um ranking que possui também: British S.A.S, US Navy Seals, Israelli Sayeret Matkal e French Naval Commandos.
Durante as olimpíadas, o COT fez treinamentos em conjunto com o GRUMEC, o PARA-SAR, a COMANF e o NAVY-SEALS no Rio de Janeiro. O nome desse tipo de treinamento é JCET, Joint Combined Exchange Training. Um treinamento conjunto que representa uma excelente oportunidade para troca de experiências entre unidades de operações especiais do Brasil e dos Estados Unidos.


PS: A imagem da capa deste post é a capa de uma revista francesa. A revista diz que o GRUMEC é "uma das melhores Forças de Operações Especiais, do mundo".

Dá, ou não dá, gosto de ver?

3 comentários:

  1. Brasil tem a maior força de inteligência polícia federal divisão de inteligência brasileira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi James! Tem sim! A ABIN tb faz um ótimo trabalho de inteligência e contra inteligência. Ainda vou falar sobre algumas coisas mais pra frente... Aguarde rsrs

      Abçs!

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  2. Sei não, gatinha...

    Mas tem hora que eu posso apostar que tem um cotiano por trás dessas tão bem traçadas linhas brancas...

    ; )

    ResponderExcluir