03 agosto 2011

Novos Planos pra Mari


Pessoas estou começando a analisar uma possibilidade e quero compartilhar com vcs. Mas para isso, preciso narrar o contexto.

Como todos já cansam de saber, sou bióloga, consultora ambiental atuando com herpetofauna e prospecção bioespeleológica. Isso quer dizer que minha especialidade é licenciamento ambiental, levantamento de anfíbios e répteis e achar e descrever cavernas e sua fauna. Ufa! Com isso tudo, a vaga de perito biólogo muito me interessa.

Pois bem. Estava eu hoje sentada no mato esperando o sol se pôr (anfíbios saem a noite né gente) e conversando com a Dani (herpetóloga), a Ana (mastozoóloga-mamíferos) e o Wilson (técnico em meio ambiente e motorista). Estávamos falando dos perrengues que passamos no campo, por causa da Dona Onça. Cada um tinha um caso pra contar de bicho, tombo e etc. De repente a Dani começa a contar um caso que aconteceu com ela em Pernambuco, no Polígono da Maconha (perto de Cabrobó).
Ela estava dentro de uma mata densa, fazendo amostragem em um rio (à noite) e começou a ouvir som de tiros do outro lado da margem. Claro, ela colocou as coisas na mochila e vazou. Disse que pensava ser tiros de caçadores, mas que no dia seguinte conversando com o pessoal do hotel, ela soube que havia ali uma plantação de maconha e que o pessoal, provavelmente estava vendo ela e atiraram, achando que ela era da policia e queriam afastá-la. Segundo ela, depois disso um cara de moto ficou seguindo o carro da equipe o resto do campo. Pra ver onde eles paravam.
Tenso né, claro que eu perguntei se ela ainda tinha a coordenada da área. Mas ela não tem. Eu Disse: Droga, essa merecia uma denuncia pro meu povo! 

Foi então que o Wilson disse: Ô Mari, vc que gosta, deixa eu te contar uma que eu passei. E contou que estava com a equipe de flora uma vez na mata, fazendo as medições e parcelas quando foram abordados por dois homens armados, sobressaltados, que acreditavam que ele, e os demais membros da equipe, eram do IBAMA e, por isso, queriam matá-los. Depois de muita explicação, eles pediram que a equipe saísse da área, pois eles estavam vigiando fornos de carvão de uma carvoaria ilegal e não queriam ninguem ali.

A Ana, que também tem muitos anos de consultoria, aproveitou o ensejo e contou que ela já deparou várias vezes com caçadores ilegais atirando na mata. Segundo ela, quando estava fazendo o mestrado, tinha que coletar morcegos na Mata do Jambreiro (que é uma Unidade de Conservação em Nova Lima - MG). Por várias vezes foi abordada e "convidada" a se retirar.
Ô gente, nessa eu já comecei a ficar nervosa (e descendente de italiano nervoso fala alto e gesticula pracaceta).

Eu - Ah não! Ah não... que povo folgado sem noção. Já ta caçando ilegalmente, em uma UC, o que dobra a pena e me mataaaa de raiva...ainda por cima te pede pra SAIR. Ô gente, sério mesmo, tenho até medo se um trem desse acontece comigo. Eu ficaria com tanta raiva que JURO que não sei qual seria minha reação. Acho que eu ia xingar o cara, sei la. Ia depender da entonação da retórica dele. O povo fuma maconha do meu lado eu já do bronca e mando botar no rabo. Imagina... Ia ser capa do Super (jornal sensacionalista de BH).

A Ana riu hores e me perguntou:
Ana - Vc quer fazer concurso pra Agente né Mari?
Eu- Não Ana, pra Perito.
Ana- Vc quer ser perita forense, tipo C.S.I?
Eu - Rum...queria ver... Imagina eu no laboratório...não né...Eu quero é um fuzil pra atuar em operações como a Arco de fogo e São Francisco, que são de crimes ambientais. Esse povo que me da uma Pipeta pra ver onde eu coloco ela.
Ana - kkkkkkkkkkkkkk. É Mari, eu te enxergo PF fácil, mas c tem cara de Agente.
Dani - Ô marmota (ela é tão carinhosa) é mesmo. Por que c num faz pra Agente.
Eu - Ah Dani, a matéria é outra. Tem que estudar contabilidade, economia, mais direito penal e tal.
Dani - Mas c num ia poder pegar os bandido de meio ambiente do mesmo jeito? Ser bióloga do mesmo jeito?
Eu - Posso, mas mal tenho tempo pra estudar pra esse que já é da minha área, o que dirá outro com coisas nada a ver.
Dani - Minha filha, vc quer não quer?
Eu - Quero...
Dani - Então para com essa viadagem e faz como vc sempre fez...SE VIRA E PASSA! (ela me ama gente, eu juro)

Dito isso, fui obrigada a passar horas divagando sobre a questão. E agora posso dizer.
ACHO QUE VOU FAZER CONCURSO PRA AGENTE.
Ainda mais pq no final da noite, a lesada aqui  tava fazendo o percurso de volta no rio com o facão na mão, fingindo que era um fuzil, com direito a caminhadinha tática. hauhauahuahuahuah

Segundo a Dani, se eu botar na cabeça que vou passar eu PASSO. E ela vai beber comigo até uma das duas cair e levantar a outra pra beber mais um bucadinho.rsrsrsrs
# MEDO

20 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    parceira, eu ri demais!!!

    olha, tem meu total apoio, ficar em laboratório não é teu perfil.

    Fiquei sabendo que Delegado da PF tb fica só em salinha com ar condicionado,se for mesmo verdade, faço pra agente tb que nem tu, tatu!!!

    Você pega leve nessas matérias que nao é afim só pra vc nao zerar boba, e pega firme no que cai pra valer, que tem um peso maior.

    Tenho certeza que você tira de letra.

    ResponderExcluir
  2. Deixa comigo parceira, to voltando aos treinos amanha.
    É amanha, pq hj tem compromisso com meu lado espiritual, tem que cuidar de tudo né gente. ;)

    Bj!

    ResponderExcluir
  3. Achei super interessante!!!
    A sua história na vida como bióloga é fantástica, nos faz repensar nossas atitudes e desperta em nós à importância de lutarmos por mudanças e aprimoramentos no meio ambiente e na qualidade de vida apartir de ações como: produções sustentáveis, adoção de tecnologias limpas e principalmente
    o consumo consciente. Recomendo a todos, na verdade, eu acredito que todo ser humano deveria passar um pouco por um ensino básico de biologia. Parabéns pela sua linda profissão.
    Bj grande linda.

    ResponderExcluir
  4. adorei a foto dessa minininha que você colocou

    rsrs

    linda!!

    ResponderExcluir
  5. ôpa, endosso a decisão, se for isso mesmo. é só vc se organizar e começar a batalha. como estamos todos juntos nessa barca, qq coisa, conte com a gente! rsr
    no mais, se for pra beber, eu bebo junto também!!
    kkk
    inté...

    ResponderExcluir
  6. Isso sim Artorius..isso sim.
    Sabia que vc era dos meus rsrsrs.
    Tamo junto guerreiro, a recíproca é verdadeira.

    Me diz uma coisa, tu é de onde mermo?

    Abçs!

    ResponderExcluir
  7. Parceira, fala se não é a minha cara essa coisa fofa? hahahahaha

    Já te fiz até gostar dos meus bichos né...vai vendo.

    ResponderExcluir
  8. é sua cara mesmo!!!

    rsrs

    parceritche é parceritche né, se vc gosta desses danados eu tenho que aprender a gostar, porque vai que estamos numa missão e eles são nossos companheiros?! já chego de boa com vc do lado!

    ResponderExcluir
  9. oi, mari, sou de minas. e vc?
    oh, pensando com mais calma a respeito do seu post, penso que se vc quiser mesmo pra agente, deve fazer, mas se tem possibilidade de encarar pra perito também, deveria fazer os dois... só pra garantir um lugar, depois, lá dentro, vc apara as arestas. grande beijo pra vc. inté...

    ResponderExcluir
  10. Estou mais ou menos nesse "rumo' que você. Tenho formação em química, mas estou pendendo para área operacional. Tô engatinhando nos estudos, mas chegaremos lá... Fazendo o treinamento pro TAF, bunda na cadeira e estudanto... passa sim. Por enquando estou nas matérias base. Regina e Artorius já me deram umas dicas e tal. Boto fé.

    ResponderExcluir
  11. Então Artorius sou de belzonte.
    Quanto ao lance do concurso, é essa a idéia, sou megalomaníaca mesmo, gosto dos DIFICIL, dos FODINHAS ahahahha.

    ResponderExcluir
  12. Tipão tamo junto, precisou GRITA!
    Abç!

    ResponderExcluir
  13. rsrs... beleza saber que vc é de belzonte!!
    eu moro em conselheiro lafaiete, por essas bandas mesmo! o heldrick é mineiro também, acho que de varginha! bora manter contato então. inté...

    ResponderExcluir
  14. oh, tipão, se vc é químico, pq não tenta tb a carreira de perito. geralmente, sempre saem juntos o concurso de agente e escrivão, apenas, pra depois sari de delegado e perito; então, pelo menos em regra, um não atrapalha o outro. pense nisso! valeu.

    ResponderExcluir
  15. Artorius, estou num grupo de estudo (virtual) voltado para perícia criminal no ramo da química. Irei tentar também, mas é que nem eu disse - estou tendo uma queda para o ramo operacional, não sei se é pela demora em ter outro - o último concurso pra perito foi em 2004 - ou por eu estar tendo alguns traumas em virtude desse doutorado, rsrs... Penso que está perto o próximo concurso. Tô vendo primeiro o geral de ambos (perito e agente) e dando enfoque aos poucos no específico de cada um. Estou de olho! Valew pela dica. Abraço...

    ResponderExcluir
  16. Pô Tipão, doutorado em química é só pra MEGACÉFALO hen...
    Não gosto mais de vc, vc faz mal pra minha auto estima rsrsrsrs.

    É to vendo que vc é mais ou menos que nem eu...quer fazer mil coisas ao mesmo tempo...c tb acha que precisava de mais um cérebro pra concatenar tanta informação???

    ResponderExcluir
  17. é... esse negócio de química é pra cabeção mesmo, hein, tipão?!?!? rsrsrs
    mas, é isso aí: vc se concentrar, traça a estratégia, vai estudando e faz os dois concursos, pq eles não são prejudiciais um ao outro não. tamo aí na luta junto!!

    ResponderExcluir
  18. Essa é boa! Rsrs... geralmente as pessoas subestimam o potencial cerebral. Não fico com raiva de você e ainda vou continuar gostando de ti (Imagina o tiririca falando agora..., rsrs.) mesmo você não gostando mais de mim ;-) rsrs. Sinceramente não penso que precisaríamos de outro cérebro. Esse que temos dá conta do recado menina, pode ter certeza disso. Na verdade, penso que nosso cerebro é melhor que um conputador quântico - processa infinitas informações ao mesmo tempo. Nós é que não sabemos operar a máquina em sua plenitude rsrs... Pode bombardear "a criança" de informação que ele se garante! Beijo.

    ResponderExcluir
  19. Tutu, o problema é que as matérias são muitas pra um edital só...pros dois então...da pra estudar pra sempre rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  20. Só falou verdade Tipão...deixa comigo!

    ResponderExcluir