02 dezembro 2010

As Policias do Brasil


Foi no embalo de um sábado à noite que a política resolveu dar o passo necessário para mudar a imagem das policias e forças armadas no Brasil. Pela primeira vez na história deste país, o bem venceu o mau em rede nacional e ao vivo. O Brasil e o mundo viram a nossa policia.

Ela sempre esteve lá, vigilante, ostensiva, corajosa e pronta, mas a corrupção reinou por muito tempo em diversos batalhões e departamentos de policia e, graças a isso, todas as policias eram mal vistas nesse país. 


Nós bem sabemos as caras torcidas que fazem quando alguém diz “quero ser policial”. Aqui nesse país essa profissão só era vista com orgulho pelos poucos bravos que a almejam. Mas felizmente isso tudo mudou e, por ironia do destino, foi graças a um ato idiota de um crime que se acha organizado e que agora foi varrido de seu território. 


Ao contrário do ocorrido em 2007, quando as policias civil e militar se uniram à força nacional e invadiram o morro do alemão, resultando na morte de 13 pessoas sendo destas 11 civis e mais de 10 pessoas feridas por balas perdidas. Desta vez a policia comandada pelo ex Delegado da Policia Federal e atual Secretário de Segurança Pública do Rio, José Beltrame, usou o que tem de mais valioso num ataque como esses. A INTELIGÊNCIA E A UNIÃO. A combinação de forças que a união do que esse país tem de mais eficiente em matéria de inteligência e potencial tático foi a receita do sucesso.


Da Policia Civil do Rio de Janeiro estiveram presentes helicópteros, os policiais do DGPE (Departamento Geral de Polícia Especializada) do CINPOL (Coordenadoria de Informação e Inteligência Policial) e mais de 60 agentes da Tropa de Elite da PCRJ o CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais).

Da Policia Militar do Rio de Janeiro estiveram agentes do Batalhão de Policia de Choque, carros blindados, tratores e claro, o destaque principal da festa, os mais de 180 homens da Tropa de Elite da PMERJ o BOPE, que despensa apresentações.


Do nosso povo, a Policia Federal, estavam o COT (Comando de Operações Táticas), o GPI (Grupo de Pronta Intervenção) e alguns agentes que representarem mais 80 homens treinados e preparados para o combate.

 
Do Departamento de Defesa do Brasil os 21 tanques e 800 homens, entre eles os Fuzileiros Navais da Marinha e os PQD (pára-quedistas) do Exército. 


  
Assustador é o arsenal apreenddido junto às 30 toneladas de drogas. Pistolas, metralhadoras, fuzís, Kilos e mais Kilos de todo tipo de munições, grandas, lança granadas, basucas e a lista continua. Tomara que isso desperte a atenção do gooverno para a necessidade de equipar e treinar mais e mais as policias, mas falo disso noutro post.   

  
O resultado do sucesso está estampado nos números das pesquisas do IBOPE. 49% da população aprovou as ações da policia e mais de 80% consideram a policia papaz de infrentar a crise de violência.

Diante disto, só me resta torcer para que essa imagem do bom policial permaneça e que eles sejam valorizados. 

Peço que a imagem heróica destes homens e mulheres, que literalmente dão seu sangue e seu suor pela segurança nacional, na maioria das vezes longes das lentes da TV, seja eternamente vista como digna e merecedora de respeito.


 Só tem um probleminha...diante de tanta exposição da mídia, a competição por concurso deve aumentar, afinal, ser policial agora é profissão descente, ainda de risco, mas digna de respeito e admiração. 


 Abraços Guerreiros.

3 comentários:

  1. É tão difícil de acreditar que eu fico achando que uma hora vou acordar.
    : )

    Beijos, moça!
    (Vai aumentar...)

    ResponderExcluir
  2. Acorda não gatona...senta e aprecie a vista da ala VIP.

    Vai sim, mas estaremos preparados.

    Bjaum lindona!

    ResponderExcluir
  3. ficou facil,avisaram os traficantes antes para eles escaparem,pegaram meia duzia de gatos pingados,e ainda tiveram que usar o exercito.e so foi invadido por causa da copa do mundo.o governo esta preocupado com as pessoas de fora,porque pelos moradores eles nao estao nem ai,.....

    ResponderExcluir