27 outubro 2010

Academia Nacional de Policia


Para os leitores que nunca entraram na Academia Nacional de Policia, ai vai uma pequena amostra do que nos espera.

A Academia Nacional de Policia fica em Brasília, fora do plano, no Lago Norte na Estrada Parque Contorno.  Para quem quiser ver ai vão as coordenadas para o Google Earth e Google Maps (-15.694494,-47.842852) ou o link Aqui. 

Entrada
O Curso de Formação Policial tem duração variável, o último (2010) foi de 4 meses, mas houve casos em que durasse 2 meses (2004) e 3 meses (2001).

Durante o curso de formação, tomando-se por base o último de 2010 (para APF e EPF), é mantido o regime de internato, onde não é permitido sair da academia entre as 06h00min de segunda feira e às 17h30min de Sábado. Após alguns meses de curso, passaram a abrir algumas exceções para jantar fora ou sair mais cedo no feriado, mas a regra era essa e, pelo que sei,
esse regimeserá mantido. Isso evita a cara de ressaca na sexta e/ou no sábado de manhã.
Dormitório Feminino

Os dormitórios masculinos e femininos são separados e, para desespero de alguns, não é permitido que os meninos acessem a ala feminina e vice versa.

Os quartos são, na maioria, para 4 ou 5 pessoas que devem compartilhar os armários, o banheiro e os beliches. Não é permitido colocar frigobar ou coisas do tipo no quarto, e maioria não tem ventilador ou ar condicionado.  A ordem dos quartos deve ser mantida em todo o tempo, sob risco de perder pontos em caso de inspeção. Os banheiros dos quartos têm mais de um chuveiro, mas apenas uma privada.
Vista do Quarto

Os colegas de sala e quarto são definidos por ordem alfabética. Cada turma tem um nome, um brado e um grito de guerra. Cada uma representa uma letra do alfabeto e os nomes que a turma coloca a partir disso, geralmente seguem o alfabeto fonético (Alfa, Beta, Charlie, Delta, Eco...), mas isso fica a critério da mesma. Também é a turma quem deverá elaborar os brados e o grito de guerra.

Ginásio
Como o CFP ainda é uma etapa do concurso todos os testes aplicados dentro da academia podem reprovar o candidato do certame. Apenas para salientar o óbvio, algumas avaliações e testes variam conforme o cargo, porém outras são iguais para todos eles. As provas de tiro, natação, corrida, salto, barra e direção defensiva são alguns exemplos.

A área da ANP tem ao todo 3,10 Km, e como puderam ver na imagem, tudo fica longe de tudo, portanto, preparem se para andar bastante.
Piscina

Os alojamentos e equipamento de tiro são por conta da ANP, no entanto, todo o resto como alimentação, uniformes e transporte é por conta do aluno. Para ajudar nessas despesas o aluno recebe 50% do salário referente ao cargo. Ajuda essa que, para desespero de todos, entra quase sempre atrasada.

As aulas ocorrem durante todo o dia. A jornada tem início às 07h00min com uma pausa de duas horas para o almoço, que se inicia ao meio dia e vai até as 14h00min. As aulas do dia se encerram entre as 17h30min e as 18h00min e o toque de recolher é ás 23h00min.

Sala de Televisão
As aulas de defesa pessoal incluem diversas artes marciais e tecnicas de imobilização. Durante o curso aprenderemos também a algemar e abordar corretamente as pessoas, atirar em movimento e utilizar técnicas letais de tiro. As aulas de natação incluem salvamento e resgate de vítimas, assim como resistência. Durante as aulas muitos filmes e fotos com relatos de operações e fatalidades serão exibidos.
A jornada como podem ver é exaustiva e intensa. Ao final do curso o pessoal já ta pirando. Mas tudo será recompensado aos que sabem ser, e aos que descobrirem ser, apaixonados pela a vida policial.


Quase esqueci de falar sobre o mural dos heróis. Nele estão gravados os nomes de todos os Policiais Federais que morreram na ativa. No restaurante há também as placas com os nomes dos formandos e as turmas da ANP de todos os cursos de formação desde que a PF surgiu.
Restaurante

Para encerrar este post, deixo vocês com a frase que ouvi ontem de um colega PRF.

“Ser policial é muito bom para quem precisa de nós. Para nós a vida é muito mais dura que imaginam.”

4 comentários:

  1. Mari,
    vc nao sabe o quanto esse tópico , mostrando as imagens da Academia foi importante para mim, é disso que precisamos, fotos, videos para que possamos imaginar lá dentro e assim, buscando um incentivo que vem lá do fundo de nossos corações para nunca desistir e continuar sempre buscando atingir nossa meta de entrar na PF...
    mais uma vez , muito obrigada, vc fez a diferença!!!!

    ResponderExcluir
  2. O flor, que bom que fez diferença, a finalidade do blog é exatamente essa. Escrever me faz me sentir envolvida com minha meta, e se ler puder fazer isso por vocês está tudo perfeito.

    Quero fazer mais posts como esses, para incentivar as pessoas e tb compartilhar minhas angustias e frustrações na busca por esse sonho.

    Vamo que vamo gata. A nossa hora ta chegando.

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, pretendo fazer o concurso de Agente Administrativo da Policia Federal previsto para esse ano, mas tenho algumas dúvidas como: se o mesmo usa a camiseta da corporação, se pode ter porte de arma e distintivo?
    Ninguém nunca soube me responder.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Anjo Negro. Deê uma olhada no site do DPF http://www.dpf.gov.br/institucional/concursos/caracteristicas-dos-cargos/carreira-administrativa/requisitos-para-a-posse-nos-cargos-da-carreira-administrativa-plano-especial-de-cargos-da-policia-federal

      Lá saberá tudo sobre o cargo.

      Abçs!

      Excluir