01 julho 2010

Novidades Tecnológicas da PF

Um robô com visão de raio X, guiado por controle remoto a até dois quilômetros de distância e capaz de subir e descer escadas. A máquina que faria a diversão de qualquer criança – e de muitos adultos – é a principal arma da Polícia Federal (PF) para combater ameaças de bombas no Estado.

O equipamento é um dos acessórios da viatura anti-bomba entregue à Superintendência da PF e apresentada ontem na Capital – outras duas unidades estão em Brasília.

A maioria dos componentes da viatura é de tecnologia canadense, como a roupa especial para proteção contra artefatos explosivos.

Atração no kit anti-bomba do veículo, o robô é uma versão avançada do equipamento que foi utilizado nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. O dispositivo ficará sob os cuidados do Grupo Especializado em Bombas e Explosivos (GBE), unidade responsável por agir em locais sob ameaça de bombas e explosivos ou pós-explosão.

O grupo é composto por cinco peritos criminais federais, que passam por treinamento específico no Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, em Brasília.

Conforme o chefe do GBE, Gustavo Scarpellini de Mello, outro equipamento importante à disposição dos peritos são as tendas balísticas de contenção – barracas com três camadas de kevlar – que permitem a detonação de um artefato em seu interior sem riscos a quem está do lado de fora.

– É uma viatura que poderá ser usada em grandes eventos, como a Copa do Mundo, e também em ameaças de bombas em aeroportos, por exemplo – explicou ele.

A máquina
O robô é equipado com:
- braço manipulador
- quatro câmeras
- raio X
- telescópico
- detector de substâncias químicas, biológicas e radioativas

Fonte: Zero Hora/RS

2 comentários:

  1. Lembrei daquele filme que ganhou o Oscar,esqueci o nome.

    Tomara que além da compra de robôs eles abram vários concursos e contratem mais policiais para a Copa do Mundo.

    Abraço Perita

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruno. Você se refere ao filme Guerra ao terror, que de fato é uma excelente opção de filme.
    Tomara que a tecnologia continue cooperando e melhorando nossa qualidade de vida.

    ResponderExcluir