19 junho 2010

JURAMENTO DO POLICIAL FEDERAL


O Policial Federal tem o dever sagrado de preservar a lei e a ordem acima de tudo, com todos os seus esforços, com honradez e coragem, sempre com altivez sem arrogância, com energia sem impulsividade, com inflexibilidade sem petulância, com educação sem subserviência, com respeito sem temor e com serenidade sem tibieza, e, no exato momento da sua investidura no cargo na condição de verdadeiro Policial Federal, perante a Bandeira Nacional, faz a sagrada promessa em que declara solenemente:
"JURO, PELA MINHA HONRA, QUE ENVIAREI TODOS OS MEUS ESFORÇOS NO CUMPRIMENTO DOS DEVERES DO POLICIAL FEDERAL, EXERCENDO MINHA FUNÇÃO COM PROBIDADE E DENODO E, SE NECESSÁRIO, COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA."

Nota da Mari:
A Formatura na ANP foi simplesmente fantástica. Como a solenidade foi na própria ANP e haviam mais de 4.000 convidados, a PF disponibilizou parte de seu efetivo para fazer a segurança. Não sou capaz de descrever a sensação que senti ao entrar na academia.
Todos estavam vestidos com “fardas” operacionais diferentes; Haviam policiais com uma camisa operacional de manga longa, que é preta, com as inscrições e a insígnia em branco; outros usavam a preta de manga curta, com as inscrições em amarelo ( modelo mais conhecido) e o pessoal do SAT (Setor de Armamento e Tiro) vestia a camisa vermelho vivo com as iniciais SAT em branco. Todos eles estavam com as calças de Ripstop e os coturnos pretos, o cinto operacional trespassado na cintura portando as algemas, a lanterna tática e ela... A Glock com o símbolo da união, calmamente encaixada no coldre com o escudo da ANP. Além deles, havia também o pessoal do SEOP vestido com o uniforme Camuflado da Caatinga e botas claras.
Estavam entre as autoridades que compareceram, o Diretor Geral da Policia Federal, o Diretor da ANP, vários delgados, 1 General de 4 estrelas com a farda de Gala do exército e 1 Policial com o uniforme operacional do BOPE.
Foi um banquete para os olhos e a alma. A cada passo que dei, dizia para mim mesma: - Eu quero muito vim pra ANP. Eu tenho vim pra cá.
Os formandos entraram e se assentaram. Deu-se o início da cerimônia, com a palavra do professor. Tocou então a introdução do Hino Nacional e, antes que pudesse pensar, ouvi as vozes coordenadas dos formandos da ANP cantar o hino. Juro que fiquei arrepiada, emocionada.
Ao longo da colação, os alunos foram mais que elogiados, foram chamados várias vezes de "A NOVA GERAÇÃO DE POLICIAIS FEDERAIS” E “REPRESENTATES DA NOVA POLICIA FEDERAL".
O paraninfo ao falar à turma disse que essa era a primeira turma de policiais formados dentro do novo padrão da Policia Federal e que todos que chegaram até ali são guerreiros dignos da máxima honra. Menções respeitosas feitas aos que não conseguiram terminar o Curso de Formação e todas as dificuldades de os novos APF's e EPF's enfrentaram na ANP.
Ouve uma novidade que achei fantástica, alunos que formaram nos primeiros lugares da academia (1 APF e 1 EPF) receberam das mãos dos Agentes do SEOP (Setor de Ensino Operacional) a bandeira da ANP e terão de repassá-la aos primeiros lugares do próximo curso de formação.
Justo quando achava ter visto tudo que poderia, os alunos tomaram fôlego e bradaram em uníssono o Juramento do Policial Federal. Impagável e indescritível é como classifico esse momento.
É simplesmente inenarrável a sensação que vivenciei naquele lugar.
Eu voltarei, só que dessa vez será como aluna.



14 comentários:

  1. Realmente indescritível.

    Deve ser de arrepiar! Também terei orgulho se um dia participar de uma solenidade com esta. Ainda mais se for como aluno!

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras,fiquei arrepiado só de ler suas palavras e imaginar como deve ser.

    Hoje apenas assistindo a formatura,amanhã sendo protagonista dela.

    Fé em DEUS.

    A ANP nos espera.

    ResponderExcluir
  3. Nossa...demais.
    Estou na batalha também -APF e sei o quanto é bom ver este tipo de evento.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Como aluno querido Vinícius, orgulho será pouco para nós. A sensação será de Nirvana, no mínimo.

    Abraços e sorte na empreitada.

    ResponderExcluir
  5. Amém caro Bruno.
    Sempre participando com um post melhor que o outro.
    Vou postar um vídeo aqui no fórum para você ter uma noção do que foi.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Bem vindo Hermes.
    Garra na batalha então. Na próxima quem sabe seremos nós.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Menina do céu!!!

    Você me fez chorar...
    Sem mais para o momento.

    Sucesso aos novos Novinhos!

    ResponderExcluir
  8. Oi querida.
    Realmente foi fantástico, imagino que tenha lembrado da sua formatura ao ler sobre essa.

    Bom saber que existem momentos que, por si só, mudam completamente nosso modo de ver o mundo.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. O SONHO QUE SE SONHA SÓ, É SÓ UM SONHO, MAS O SONHO QUE SE SONHA JUNTO JUNTO É REALIDADE!VAMOS NOS AJUDAR EM BLOGS COMO ESSE E NOSSO SONHO DA PF SERÁ REALIDADE, PARABÉNS PELA PÁGINA, UM ABRAÇO, MARCELO(MACEIO-AL)

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Marcelo. Seja bem vindo. A idéia é essa mesmo.

    Vamos juntos que juntos somos mais.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Na verdade SEOP significa Setor de Ensino Operacional. Grande abraço.

    APF, Instrutor do SEOP

    ResponderExcluir
  12. Rsrsr...lembrava mesmo que era algo do tipo. Correção feita. Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Mari,

    com certeza suas palavras emocionaram muito, a cada frase eu sentia o arrepio, é o corpo respondendo que quer isso também

    obrigada por esse post, ainda nao tinha visto, mas nunca é tarde para contemplar essa beldade

    bjoss

    ResponderExcluir
  14. Para honra e gloria do sr eu estarei ai em agosto Deus é comigo e ja esta garantida a minha vitória...terei a honra de ingressar na Academia Nacional de Policia Agente da Policia Federal 2012 ai vou eu

    ResponderExcluir