19 maio 2010

Ser Policial Federal


O concurso para os diversos cargos da Policia Federal tem sido cada vez mais procurado. Isso, por um lado, é bom, pois o país precisa de pessoas dispostas a defender sua população. Mas, por outro lado, gera um inconveniente que poucos percebem. Mais da metade das pessoas que aspiram a carreira não tem noção do que é pertencer à Policia Federal. 


A esmagadora maioria faz o concurso público em busca do salário e da "estabilidade" da carreira federal, tomando por base no que lê no edital, e assim se sentem suficientemente informados e preparados para ingressar no Departamento da Policia Federal. Outros muitos acreditam que não irão exercer funções policiais, não vão ter que atirar e nem prender ninguém. Mas isso, meus caros, é ledo engano. 

O que precisam saber é que, na Policia Federal, a realidade dos cargos, da instituição e do Curso de Formação Policial vai muito além dos pequenos parágrafos do edital que contém sua descrição. Lá que encontramos é uma breve citação das inúmeras funções determinadas pela Lei de criação do DPF, que fala das normas, dos diretos e deveres, da nome aos cargos e as funções de cada cargo, mas, que em momento algum, fala das prerrogativas. Nem a Lei ou o edital sabem o que é, de fato, Ser Policial Federal.


Ser Policial Federal é honrar a identidade e a insígnia do Departamento da Policia Federal que carrega no Distintivo e na camisa preta, com a inscrição POLICIA FEDERAL. É defender a Nação representada pela bandeira do Brasil que carrega no ombro com orgulho durante as missões.




Ser Policial Federal é lidar todo dia com o que existe de pior na raça humana e, por isso, lidar com o que existe de mais Hediondo no Código Penal, ainda que não seja mais essa, a sua redação.

É sentir, diariamente, o peso da arma que leva carregada no ombro e/ou cintura, pronta para te defender, mas sempre lembrando-o que todo e qualquer descuido pode ser ser FATAL.


Ser Agente da Policia Federal é investigar um cativeiro na tríplice fronteira. Ao fim da investigação, apesar do local ser defendido por 20 homens fortemente armados, invadi-lo e retirar 15 mulheres e crianças, que foram vítimas de tráfico humano e eram mantidas em cativeiro no local para serem levadas à Colômbia.


Ser Escrivão da Policia Federal é encarar o depoimento dessas mulheres e redigir cada vírgula descrita de toda a violência sexual, humilhação e abuso a que elas foram submetidas. Em seguida, fazer o mesmo com os traficantes, Agentes e quaisquer outros sobreviventes da missão.


Ser Papiloscopista da Policia Federal é fazer identificação datiloscópica em cadáveres mortos há muitos dias. É fazer levantamentos minuciosos no mais diversos locais, grandes ou pequenos em busca de digitais, utilizando dos conhecimentos técnicos e práticos para selecionar os objetos e áreas potenciais para encontrar digitais. 


Ser do COT é trocar tiro com o "cangaço novo" na saída do Banco do Brasil.
Eles não têm mais nada a perder, e estão armados com Fuzis e Submetralhadoras que cospem balas na sua direção, desejando seu sangue e sua vida. Você utilizando todo o seu treinamento e autocontrole para proteger sua equipe, enquanto tenta livrar o mundo de mais um grupo criminoso e, se possível, voltar para casa no final do dia.

Ser Perito Criminal Federal é definir a causa mortis de um defunto mutilado, analisar o pó colorido ou o fiapo de linha que foi encontrado na roupa da vítima É reconhecer se a bala encontrada na parede veio da arma do suspeito ou não, vetorizar as manchas de sangue e descobrir aonde o assassino estava na hora do golpe fatal, coletar amostras de DNA em vítimas de violência sexual.


Ser Perito Criminal da Policia Federal é, também, trabalhar na selva Amazônica ou no Sertão Nordestino resgatando exemplares da nossa fauna e flora antes que sejam traficadas do país. É analisar a madeira que foi encontrada em um navio tentando sair do Brasil pelo Rio Negro, coletar evidências criminais nos locais e situações mais insalubres, achar provas em cacos de vidro e computadores queimados, sujar as luvas de sangue desconhecido, fotografar o crânio esmagado pelas pancadas do assassino e cuidar de animais resgatados com vida. Depois disso, analisar todos os dados coletados em campo nos laboratórios, para produzir os laudos periciais, prestar depoimento e testemunhar a tudo isso no tribunal.



Ser Delegado da Policia Federal é comandar toda essa equipe, analisar os laudos, os relatos, evidências e as outras muitas questões associadas às missões e inúmeros inquéritos na sua mesa.














Em suma, o que estou dizendo é que para Ser Policial Federal é preciso mais que apenas determinação para estudar e treinar para ser aprovado nas provas. Não é simplesmente ocupar um cargo público ou ser concursado.

Ser Policial Federal é MATAR UM LEÃO POR DIA.


Por tanto colegas, ao se candidatarem a uma vaga, o façam cientes da seguinte verdade:


Ser Policial Federal é defender a UNIÃO!

Ser Policial Federal é combater o tráfico de drogas, madeira, animais e humanos, vigiar a fronteira, investigar, atuar e autuar, dar voz de prisão a membros da FARC escondidos na floresta ou ao Governador de Brasília.

Ser Policial Federal é defender a vida, COM A SUA!

Ser Policial Federal é trabalhar em conjunto com o PEFRON, a Força Nacional e outros para defender e vigiar os mais de 1.000 Km Fronteira que o Brasil possui!

Ser Policial Federal é morar em lugares como: Oiapoque, Chuí, Tabatinga, Epitaciolândia, Ponta Porã, Jaguarão, Carceres, Redenção, Pacaraíma, Naviraí, Marabá, Jí-Paraná, Guajará-Mirim, Altamira, Cascavel e outros, que o seu mapa nem sabe onde ficam.


Ser Policial Federal é lutar pela aprovação da Lei Orgânica!

Ser Policial Federal é ter ORGULHO de dedicar SUA VIDA por um país melhor e mais seguro!

Ser Policial Federal é arrumar a mala para ir a uma missão em um lugar que você nem sabe qual, mas tem algumas horas para fazer a malas.







Ser Policial Federal é mais que um chamado, é uma VOCAÇÃO!


52 comentários:

  1. Muito bom, postarei numa comunidade dedicada à Polícia Federal no orkut com a devida referência.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Bom dia

    Parabéns pelo blog! Super bonito, com conteúdo e belas imagens, além de ótimos textos.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto...para os que estão de fora ,acham é tudo glamour...mas pra quem tá dentro..principalmente as mulheres destes policiais, nós sabemos o quanto é difícil...
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Verdadeiro e inspirador. É ter amor pelo que faz ou pelo que se pretende fazer.

    Foi uma ótima mensagem. Que seja divulagado.

    Boa iniciativa.

    Walter Nascimento

    ResponderExcluir
  5. Excelente!
    Cadê as informações sobre os agentes administrativos de Polícia Federal?

    ResponderExcluir
  6. nossa exelente blog agora eu sei o que é ser um policil federal

    ResponderExcluir
  7. DOUGLAS SANCHES NEVES10 de fevereiro de 2011 15:37

    O REFERIDO ABORDA A VERDADE,ISSO PORQUE PARA SER PF O INDIVIDUO TEM QUE SER BEM ESPECIALIZADO.

    ResponderExcluir
  8. Esse post é o campeão de visualizações.
    Espero ter contribuído de alguma forma com todos que o lêem.

    Abçs!

    ResponderExcluir
  9. Nossa se antes eu já estava apaixonada por essa profissão...
    Agora não vejo a hora de começar a exerce-lá...
    Só estou com uma dúvida cruel, não sei qual cargo devo seguir, delegada ou policial federal, levo jeito para as duas coisas.

    Está de parabéns pela criação do blog.
    Beijos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "delegada ou policial federal"? Que pergunta é essa menina?! Delegada de polícia o nome já diz, É POLÍCIA ! Ou você pensava que delegada não era policial ? Delegado, Perito, Agente, Escrivão e Papiloscopista são todos Policiais.

      Excluir
    2. O Delegado de Polícia Federal é um policial, em síntese: Delegado, Agente, Escrivão, Papiloscopista e Perito, São todos policiais.

      Excluir
    3. As imagens e histórias vistas do lado de fora iludem... Mas quem conhece o funcionamento do DPF sabe que os verdadeiros policiais não são delegados... Se quer ser policial, não seja delegada!!!

      Excluir
  10. Olá,Mari! Parabéns pela iniciativa brilhante de produzir o blog. Gostaria que colocasse informações sobre os treinamentos. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom mesmo, eu tenho apenas 15 anos, mas já sei o que vou fazer quando fazer meus 18, vou estudar, estudar e mim esforçar bastante para tentar entrar para ser agente da policia federal, mas se não conseguir vou mim inscrever na PMMG. Meu pai é agente e mim dá todo o apoio para eu fazer parte desse grupo de guerreiros!
    Abraços. Vlw

    ResponderExcluir
  12. Putz, demais essa mensagem! Incrível... Tenho 16 anos, vou tentar me esforçar e correr atrás para participar dessa equipe super incrível! Abraços guerreiros!

    ResponderExcluir
  13. Pessoal, fico feliz que esse post tenha tanto sucesso!
    Sinal que pelo menos algumas pessoas vão ter noção do que irão enfrentar na hora de fazer a prova.

    Que venha a dita cuja então!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Depois de ler isso só tenho uma coisa a dizer ... EU NASCI PRA ISSO ! EU TENHO A VOCAÇÃO !

    ResponderExcluir
  15. Cara! Concordo com tudo ai! Nasci pra isso tbm!

    ResponderExcluir
  16. Perfeito. Dispensa comentários.

    ResponderExcluir
  17. ACHO ISSO TUDO MUITO MASSA!!!
    COM FÉ EM DEUS....VOU SER UMA POLICIAL FEDERAL TAMBÉM.........HONRAR,AGIR,PUNIR...
    FAZER UM POUQUINHO DE JUSTIÇA...E AJUDA O NOSSO BRASIL A PROGREDIR.........BIANCA KENIA FUTURA POLICIAL FEDERAL.........

    ResponderExcluir
  18. agora chegou minha vezes de realizar meu sonho, ser policial federal, tenho alguns amigos na faculdade que já se encontrão lá dentro, dessa magnifica instituição, agora começa a maior preparação para poder vencer a concorrência, estou quase pronto para o combate final ...2012 o ano das realizações....vamos que vamos

    ResponderExcluir
  19. Nossa,, é isso mesmo!! isso não é só um sonho meu é um objetivo, em qual honrar toda nação e defende-lá com toda minhas força...

    ResponderExcluir
  20. Isso mesmo, isso não é só meu sonho, é mais do q isso, é defender a nação com toda minha força, é lutar pelo direito do próximo, é ter garra!

    ResponderExcluir
  21. VOU SER UM POLICIAL FEDERAL TENHO 16 ANOS AGORA MAIS COM 18 ANOS EU VOOU SER UM POLICIAL FEDERAL COM DEUS EU POSSO TUDO

    ResponderExcluir
  22. Cara, não resisti e chorei lendo este texto, não medirei esforços e não me renderei ao insucesso, mesmo que tenha que fazer o concurso mais de uma vez, te asseguro que voltarei aqui pra informar a minha matrícula. EU SEREI UM POLICIAL FEDERAL!!

    ResponderExcluir
  23. Caranba muito show mesmo , eu pretendo ainda um dia se Deus quiser, estudar muito e passar numa prova da Policia Federal ! É ainda um sonho :)

    ResponderExcluir
  24. Adorei o texto, me identifiquei bastante !!!
    se Deus quiser vou passar para agente,não pelo salario mas sim
    para defender o país destes crimis hediondos!

    ResponderExcluir
  25. Adorei o conteúdo do texto , me que identifiquei bastante !!!
    se Deus quiser vou fazer os estudo para ser um Agente Federal,não pelo salario e sim
    para defender o país destes crimes hediondos que acontece no Brasil!

    ResponderExcluir
  26. É verdade, na maioria das vezes queremos algo não porque gostamos e sim porque precisamos e isso pode comprometer algo muito serio.É vida,propositos,responsablidade são valores a serem cuidados e reverenciados .
    Muito legal.

    ResponderExcluir
  27. É mais que um serviço é um dom!!!!

    ResponderExcluir
  28. Ou seja Ser Policial Federal .... E ser mais do que tudo um Patriota,por que ai sim teria menos corruptos,e mais dignidade nesse Pais!

    ResponderExcluir
  29. parabéns , lindo o texto adorei mesmo , meu sonho é ser delegada da policia federam e eu sei que um dia Deus vai me dar essa honra , de poder defender o meu país de pessoas que não tem excrúpulos e fazem de tudo pra estragar esse Brasil lindo , temos que acabar com tudo isso , tenho orgulho de ser brasileira , de viver em um país como esse e terei muito mais orgulho sendo uma delegada , mostrando do que sou capaz , de acabar com o crime organizado , de acabar com o trafico de pessoas , etc ...
    Obrigado Meus Senhor por me ajudar a realizar os meus sonhos !

    ResponderExcluir
  30. EU quero ser delegada, mas bem chique, igual a da novela. Os crimes mais importantes acontecem nas grandes cidades, como São Paulo. É importante o combate ao tráfico internacional de mulheres. A Delegada da novela se esforçou e conseguiu passar no concurso, e é assim que eu vou fazer também.
    Sem falar nas roupas bem bonitas que eu vou usar!
    Alguém sabe dizer quantos agentes trabalham para um delegado, em média? Cada delegado possui apenas 1 escrivão?

    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cuca.
      Concordo sobre a importância do combate ao tráfico de mulheres. Aqui no Blog tem um post bacana sobre o assunto. Mas ao contrário do que você disse acima, os principais crimes não ocorrem só nas grandes cidades. Na verdade as fronteiras são um grande problema da segurança pública, pois ao contrário de cidades como São Paulo, lá tem pouca infraestrutura para combater o crime e vigiar a entrada e saída de pessoas. No que tange ao tráfico de humanos, o norte e nordeste são as principais fontes de mulheres pobres, jovens e inocentes.
      Quanto à elegância da Helô (delegada da novela), de fato. Ela é realmente muito elegante, mas não se iluda. Pegar bandido de salto alto e roupa fina é fácil quando não se vai à missão e no inicio da sua vida como policial você vai sujar muito a roupa pegando bandido. Lembre-se, a função é policial.

      Abçs!

      Excluir
    2. Me esqueci de responder sua pergunta.

      Cuca... o DPF não funciona igual à uma instituição privada. Ninguém trabalha para o delegado, ele apenas chefia o inquérito que é um documento juridico, por isso requer um bacharel em direito. Sendo assim, um Agente pode chefiar a missão ou um perito e por ai vai. Em uma mesma delegacia podem ter mais de 10 delegados e inúmeros escrivães, mas TODOS estão subordinados ao DPF, ao Ministério da Justiça e etc.

      Excluir
  31. Parabéns pelo texto. A Polícia Federal precisa de servidores que honrem diariamente seus distintivos e estejam dispostos a dar sua vida pelo cumprimento das leis e da ética em nosso país!

    Ser da Polícia Federal é mais que um sonho, é uma meta. Ser delegado é o que quero pro resto da vida.

    ResponderExcluir
  32. Tenho 15 anos, e o meu maior sonho é ser um Policial Federal, não por um salário bem remunerado, e sim, para defender o nosso país com profundidade, salvar vidas com êxito, salvar vidas com minha própria vida. Muitos me criticam por eu falar isso abertamente, mas não me intimido, pois se é um sonho, eu irei atrás ! #ASSIMSEJA.

    ResponderExcluir
  33. Eu tenho apenas 16 anos de idade e sou literalmente apaixonada por essa profissão. E de uma coisa eu tenho certeza: vou ser uma Policial Federal com muito orgulho e defenderei a Pátria com toda garra e coragem! Esse texto ficou perfeito, me fez sentir que é certeza de que eu quero isso pra mim!

    ResponderExcluir
  34. da qui 10 anos eu tou juntos com os policial federal!!!ser deus permiti.

    ResponderExcluir
  35. isso só me motivou ainda mais a passar nos concursos da PF!
    \m/ OO \m/ #vamoqvamo

    ResponderExcluir
  36. aos colegas de trabalhos sempre alerta e que DEUS abençoe a todos

    ResponderExcluir