17 maio 2010

A Jornada - Concurso para PCPF (Parte 1)

A Polícia Federal (PF) possui projeto que prevê a criação de três mil vagas para preenchimento por concurso, sendo duas mil para técnico administrativo (de nível médio e médio/técnico, com vencimentos iniciais de R$2.043,17) e mil de analista técnico administrativo (superior, R$2.153,72). A proposta está em análise no Ministério do Planejamento e deve receber uma parecer do órgão até esta sexta-feira, dia 14.

Segundo a presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SinpecPF), Leilane Ribeiro de Oliveira, a decisão estava prevista para ser anunciada em reunião realizada na última terça dia 11. No entanto, um atraso por parte da PF na entrega de um levantamento a respeito do quadro de pessoal da corporação fez com a apresentação da proposta final do Planejamento fosse adiada. Um dos entraves para a aprovação do texto seria a transposição dos atuais servidores administrativos para os novos cargos (o projeto visa a reestruturação da carreira).

Caso seja aprovada, a minuta do projeto de lei segue para a Casa Civil para em seguido ser enviada para apreciação do Congresso Nacional. Após a aprovação do projeto caberá ao Ministério da Justiça encaminhar ao Planejamento pedido de concurso para o preenchimento das novas vagas.

Com relação à necessidade de pessoal no quadro administrativo, Leilane de Oliveira já havia afirmado anteriormente que a quantidade solicitada de novas vagas está abaixo da real necessidade do órgão. Segundo ela, levantamento anterior apontou a necessidade de contratação de mais sete mil servidores para a área de apoio. De acordo com o SinpecPF, há 2.842 servidores administrativos em atividade no órgão, o equivalente a 19,9% do efetivo da PF no Brasil, menor índice dos últimos 30 anos segundo o sindicato.

O último concurso para a área administrativa da PF foi realizado em 2004, com os candidatos de ambos os níveis sendo submetidos a provas objetivas de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Noções de Informática e Atualidades, para ambos os níveis) e Conhecimentos Específicos (conforme o cargo).

Fonte: Folha Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário